Saltar al contenido principal.

Escudo de la Junta de Castilla y León; Página de inicio

Contacto

Idiomas

SmartComunidade Rural Digital

Contenido principal. Saltar al inicio.

Guia "Smart Water- Gestão inteligente da água nas Administrações Locais" (2019)

  • Ir a descargas
  • Partilhar

Autor:

Comunidad Rural Digital

Descriçao:

Na atualidade, a gestão inteligente do ciclo da água é primordial nos municípios das zonas rurais. Questões tais como a degradação dos solos que afetam de maneira decisiva o ciclo da água, problemáticas tão importantes como as secas vividas nos últimos tempos ou derivadas de casos de poluição da água tornam-se tão decisivos nos dias de hoje que é necessário apoiarmo-nos em todas as ferramentas que estão ao nosso alcance para colocar-lhes um travão.

Outro desafio existente para as administrações locais, plenamente atual nos dias de hoje, é a renovação das infraestruturas hidraulicas e a necessidade de substituir os materiais empregues devido ao seu envelhecimento.

Na atualidade existem uma série de tecnologias que ajudam a levar a cabo uma gestão inteligente da água e são aquelas que, aproveitando o uso de:

  • A Internet das coisas (IoT): consistente no uso de sensores e atuadores interconectados,
  • O Big Data: consistente no tratamento de grandes volumes de dados estruturados,
  • E a Analítica de dados (Analytics): consistente no exame e análise dos dados em bruto com o fim de obter conclusões acerca da informação recolhida.

Este guia, dirigido a municípios, têm por objetivo dar a conhecer que tecnologias e técnicas vão associadas ao conceito de Smart Water e como estas podem ajudar-nos a implementar uma gestão inteligente da água nas nossas localidades.

Este guia foi elaborado no âmbito do projeto Comunidad Rural Digital (CRD). Este é um projeto de colaboração entre Administrações Públicas de Portugal e Espanha, aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg V-A Espanha-Portugal 2014-2020 (POCTEP) e cofinanciado através de fundos FEDER, cujo objetivo é melhorar a inovação tecnológica das instituições do meio rural em ambos os lados da fronteira, fomentando a cooperação e a sua competitividade.

Fecha de publicación:

27 de diciembre de 2018