Saltar al contenido principal.

Escudo de la Junta de Castilla y León; Página de inicio

Contacto

Idiomas

SmartComunidade Rural Digital

Contenido principal. Saltar al inicio.

Guia "Turismo Inteligente - Para uma exploração inovadora dos nossos recursos turísticos" (2019)

  • Ir a descargas
  • Partilhar

Autor:

Comunidad Rural Digital

Descriçao:

O turismo é um sector chave na economia mundial, e é especialmente relevante na zona transfronteiriça entre Espanha e Portugal, onde se considera um sector decisivo que atribui riqueza ao território. A aplicação das tecnologias de Informação e  Comunicação (TIC) a todas as facetas que compreende a atividade turística proporciona potencialidades praticamente ilimitadas.

No domínio transfronteiriço entre Espanha e Portugal, existem múltiplos recursos que têm grande interesse turístico, muitos deles  inclusivé catalogados como Património da Humanidade. Este território transfronteirizo pode apoiar-se nas tecnologias mais inovadoras para poder possibilitar ao turista experiências mais enriquecedoras.

Através do turismo Inteligente, isto é, das tecnologias aplicadas ao turismo para explorar e aproveitar a informação gerada e integrada no território, podem retirar-se uma série de vantagens, tais como:

  • Disponibilidade imediata de informação para o turista.
  • Experiências exclusivas e personalização.
  • Situar o turista no centro da actividade turística tendo em conta os seus gostos e o seu perfil no momento de lhe oferecer serviços.
  • Interatividade com o cliente.
  • Agilização de processos e redução de custos.

A aplicação das TIC neste domínio permite uma verdadeira transformação digital, que está a mudar os hábitos tradicionais do turismo.

Este guia foi elaborado no âmbito do projeto Comunidad Rural Digital (CRD). Este é um projeto de colaboração entre Administrações Públicas de Portugal e Espanha, aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg V-A Espanha-Portugal 2014-2020 (POCTEP) e cofinanciado através de fundos FEDER, cujo objetivo é melhorar a inovação tecnológica das instituições do meio rural em ambos os lados da fronteira, fomentando a cooperação e a sua competitividade.

Fecha de publicación:

9 de enero de 2019