Saltar al contenido principal.

Escudo de la Junta de Castilla y León; Página de inicio

Contacto

Idiomas

SmartComunidade Rural Digital

Contenido principal. Saltar al inicio.

Guia "Implementação tecnológica do teletrabalho nas Administrações Locais"

  • Ir a descargas
  • Partilhar

Fecha de publicación:

19 de mayo de 2021

Fonte:

Consejería de Fomento y Medio Ambiente

Descriçao:

No âmbito do projeto europeu SmartCRD, a Direcção-Geral das Telecomunicações e Transformação Digital, da Consejería do Desenvolvimento e Meio Ambiente, publica o guia “O desafio do teletrabalho nas administrações locais”. O documento, dirigido a técnicos das Câmaras Municipais de Portugal e diputaciones de Espanha, visa dar a conhecer as principais ferramentas tecnológicas existentes para a implementação do teletrabalho nas suas organizações.

Conteúdo:

Durante este ano, ocorreram mudanças sem precedentes na economia mundial e no mundo do trabalho, motivadas pela pandemia da saúde. Esta situação tem levado a medidas de confinamento rigorosas que têm levado as administrações públicas a embarcarem nesta modalidade de trabalho à distância, a fim de manter a atividade administrativa dos seus empregados.

Este guia surge com o objetivo de responder aos desafios colocados pela implementação deste tipo de trabalho nas administrações locais. A publicação aborda o conceito de teletrabalho, suas vantagens e desvantagens, referindo-se à regulamentação em vigor sobre teletrabalho aplicada aos funcionários públicos.

Existe uma grande variedade de ferramentas digitais que podem ser utilizadas para facilitar e promover o teletrabalho das administrações. O guia, publicado no site do projeto  www.smartcrd.eu, recolhe uma seleção dos mesmos, bem como casos de sucesso existentes nas administrações locais que podem servir de exemplo e motivação para outras entidades continuarem a avançar numa verdadeira implementação do teletrabalho nas Administrações Públicas.

SmartCRD é um projeto de colaboração entre as Administrações Públicas de Espanha e Portugal, aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg V-A Espanha-Portugal 2014-2020 (POCTEP) e cofinanciado com fundos FEDER. O objetivo é implementar serviços Smart Rural que permitirão a gestão inteligente dos serviços públicos das administrações locais espanholas e portuguesas, utilizando sensores de Internet das Coisas (IoT).

Participam também neste projecto o Organismo Autónomo de Recaudación y Gestión Tributaria de la Diputación de Salamanca (REGTSA) e a Diputación de Valladolid, por parte de Espanha, em conjunto com a Câmara Municipal de Almeida e a Câmara Municipal de Sabugal, por parte de Portugal.