Saltar al contenido principal.

Acceso a otros temas jcyl.es

Página de inicio de la Junta de Castilla y León

SmartComunidade Rural Digital

Contacto

Idiomas

Acceso a otros temas jcyl.es

SmartComunidade Rural Digital

Contenido principal. Saltar al inicio.

Formação

Formação

O projeto “Smart Comunidad Rural Digital” tem como objetivo implementar serviços Smart Rural que permitirão a gestão inteligente de serviços públicos das administrações locais espanholas e portuguesas, através de sensores de Internet das Coisas (IoT). O projeto pretende modernizar as administrações públicas, incentivar a cooperação empresarial, melhorar os espaços produtivos e serviços a empresas, desenvolvendo deste modo a organização conjunta do território através da administração eletrónica e a inovação tecnológica das zonas rurais, reduzindo o seu isolamento no que diz respeito as Entidades Públicas em Espanha e Portugal e fomentando a cooperação e a sua competitividade. Para conseguir modernizar as administrações públicas é essencial promover a formação dos diferentes intervenientes do processo tanto para cidadãos e empresas como para funcionários públicos locais. Desta forma irá promover-se um polo de inovação em IoT e Território Inteligente

Para isso, será realizado um curso transfronteiriço de inovação tecnológica em Smart Rural para funcionários públicos locais, divulgados seminários de sensibilização para cidadãos e empresas para o uso inteligente das tecnologias e organizados encontros temáticos sobre inovação para técnicos TIC das Administrações locais.

Formação

Formação para funcionários públicos locais
O plano de formação do projeto Comunidad Rural Digital inclui um plano de formação sobre inovação no âmbito ”Smart” para funcionários públicos e técnicos TIC das diferentes Administrações Locais do espaço transfronteiriço. Este programa será fundamentado em formação especializada orientada a demonstrar a importância da inovação e da tecnologia de IoT para o futuro do mundo rural e especificamente para a melhoria da gestão dos serviços públicos.

Formação para cidadãos e empresas
Enquadrado no projeto Smart Comunidad Rural Digital estão programadas jornadas dedicadas as novas tecnologias de IoT dirigidas a cidadãos e empresas. Desta forma pode-se aproveitar todo o potencial e as vantagens dos novos serviços de Smart Rural oferecidos pelas administrações públicas e aumentar a inovação em IoT através dos diferentes sectores económicos e de negócio, construindo sociedades mais competentes e modernizadas através do desenvolvimento sustentável da zona transfronteiriça.